Informação sobre anorexia, causas, sintomas e tratamento da anorexia, tanto em termos psicológicos, como farmacológicos e nutricionais, identificando o seu diagnóstico, e abordando a bulimia nervosa, com dicas para prevenir a sua ocorrência.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

O que é Anorexia Nervosa

Anorexia nervosa é uma doença mental séria e potencialmente ameaçadora da vida. Uma pessoa com anorexia nervosa não fez uma "opção de vida" e elas estão realmente muito doentes e precisam de ajuda.
As razões por trás do desenvolvimento de anorexia nervosa variam de pessoa para pessoa; e causas conhecidas incluem a predisposição genética e uma combinação de fatores ambientais, sociais e culturais.
Para algumas pessoas, o facto de restringir a sua alimentação e peso pode ser uma forma de controlar as áreas da vida que sentem estar fora de seu controle, e assim a sua imagem corporal pode vir a definir todo o seu sentido de auto-estima. Anorexia nervosa também pode ser uma forma de expressar emoções muito complexas ou assustadoras que podem sentir-se, como a dor, estresse ou ansiedade. 
Dieta restritiva e exercício físico excessivo podem ser fatores contribuintes para o aparecimento da anorexia nervosa. Mulheres e meninas com anorexia nervosa podem usar o comportamento de dieta numa tentativa de alcançar um ideal de magreza culturalmente construído, enquanto que os homens pensam que, com o exercício e controle do que comem podem conseguir um corpo musculoso.
Embora normalmente se aceite que  a Anorexia Nervosa seja mais comum em mulheres através dos tempos (apenas 10% dos doentes são do sexo masculino), a pesquisa recente sugere que, entre os adolescentes, o número de homens com anorexia nervosa está a aumentar, e nessa faixa etária, um igual número de rapazes e raparigas foram confirmados como satisfazendo os critérios para o diagnóstico de anorexia nervosa.

A perda de peso 
Uma pessoa com Anorexia Nervosa vai pesar menos de 85% do que é esperado para a sua idade e altura, podendo parecer muito magro. Estas pessoas podem ter perdido uma quantidade considerável de peso num curto período de tempo. A pessoa será incapaz de manter o que é considerado como sendo um peso normal e saudável.

Um medo de ganhar peso 
Mesmo quando as pessoas com anorexia nervosa estão abaixo do peso, com fome ou subnutridas, elas ainda possuem um medo intenso de ganhar peso ou ficar "gordas".

Imagem corporal distorcida
Quando alguém tem Anorexia Nervosa, a quantidade de atenção que colocam na sua imagem corporal pode ser enorme. Auto-estima da pessoa pode tornar-se inteiramente definida pela maneira como ela pensa que é vista. Uma pessoa com anorexia nervosa também pode desenvolver uma visão distorcida de seu corpo, podendo ver-se com gordura, quando na realidade ela está perigosamente abaixo do peso.